Mexe-mexe é um jogo de cartas muito simples de ser jogado, para duas ou mais pessoas. Por depender muito do raciocínio lógico e estratégico dos jogadores, estimula a visão ampla das situações, permitindo a interação de todos os componentes da mesa.
No Mexe Mexe o objetivo é bater primeiro, descendo todas as cartas da sua mão na mesa, formando sequências numéricas de mesmo naipe ou trincas.
Neste carteado a mesa é propriedade de todos. Você pode baixar jogo pronto ou interferir nos jogos da mesa para formar novos jogos, desde que todos os jogos na mesa permaneçam válidos.
Definições pré-jogo
Para jogar mexe-mexe são necessários dois baralhos completos, exceto seus coringas.
Para definir quem irá começar o jogo com a possibilidade de descarte poderá ser feito o sorteio do Rei (K): é distribuída de forma sequencial uma carta para cada jogador até que alguém receba um K, quem receber começa o jogo.
A pessoa à direita de quem irá começar descartando embaralha o carteado e distribui as cartas aos demais jogadores.
Quando o jogo for jogado com até 4 jogadores, deverão ser distribuídas 11 cartas para cada jogador. Caso a partida tenha 5 ou mais jogadores, cada jogador deverá receber 9 cartas.
Possibilidades de jogos
Os jogos válidos no mexe-mexe são as sequências e as trincas de no mínimo 3 cartas.
As trincas do mexe-mexe são compostas por cartas com a mesma numeração e poderão repetir o naipe, mesmo formadas por apenas 3 cartas.
As sequências do mexe-mexe são formadas por cartas do mesmo naipe dispostas em sequência de no mínimo de 3 cartas.
O "A” poderá ser usado na mesa em sequência, A, 2 e 3 (1), em trincas ou sequências Q, K e A, como (14).
Não poderá ser feita a sequência de K, A, 2.
A sequência de cartas no mexe-mexe é a seguinte: A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A.
Como jogar
O jogador inicial verifica se possui jogos que pode baixar para a mesa (sequências ou trincas).
Caso não tenha jogo nenhum na mão, deve comprar uma carta do monte e aguardar até a próxima vez para baixar suas cartas, passando a vez ao próximo jogador, em sentido horário.
O próximo da vez faz o mesmo que o jogador anterior, e assim sucessivamente, até um jogador bater e vencer a partida.
No mexe-mexe, os jogos na mesa são de propriedade de todos. Ou seja, o jogador da vez pode movimentar livremente as cartas da mesa para formar novos jogos válidos, sem levantar as cartas da mesa para a mão, e desde que adicione à mesa ao menos uma carta de sua mão. Ou seja, você pode dividir qualquer sequência e trinca da mesa para formar novas sequências e trincas. Por exemplo:
Na sua vez, cada jogador pode baixar ou manipular a mesa o maior número de cartas e jogos, de forma a tentar livrar-se do maior número de cartas da mão.
A jogada só é válida se, após todas as movimentações feitas pelo jogador, restarem apenas jogos validos na mesa (sequências ou trincas devem permanecer com, no mínimo, 3 cartas), e o jogador baixar, no mínimo, uma carta da mão.
Ao tentar estruturar um jogo, utilizando-se de cartas de jogos da mesa, o jogador deve iniciar mostrando a carta de sua mão que será utilizada.
Nenhuma carta da mesa pode voltar para a mão ou para o monte de compra. O jogador que não baixar nenhuma carta ou jogo, deverá comprar uma carta do monte e aguardar sua próxima vez para jogar.
Ao montar um novo jogo, o jogador não pode trazer a carta de um jogo da mesa e junta-la com cartas de sua mão.
Se após mexer na mesa, um jogador não conseguir realizar uma jogada valida, toda sua movimentação deverá ser desfeita: as sequências ou trincas voltarão ao estado que estavam, as cartas baixadas voltarão para sua mão, e uma carta do monte lhe é dada e ele tem que aguardar até a próxima vez de jogar.
Pontuação
Sempre que um jogador baixar todas as cartas de sua mão, aquela partida se encerra e é somada a pontuação de cada jogador pelos números de cartas na sua mão.
Ao final de cada partida a pontuação de cada jogador é anotada e inicia-se uma nova partida.
A pontuação do jogo é calculada a partir de quem teve o pior resultado na somatória das pontuações das partidas, ou seja, quem ficou com o maior número de pontos registrados perde.
Ao final de todas partidas que os jogadores estiverem dispostos a jogar, o jogador com o menor número de pontos será o vencedor.
Segue abaixo a tabela de pontuação de cada carta:
Tipo de Carta | Cartas abrangidas | Pontuação |
ÁS | A | 15 |
Figuras | J, Q, K | 10 |
Numerais | 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 | Valor correspondente ao mesmo número da carta |
Agora que você já aprendeu tudo sobre esse jogo supimpa, que tal preparar um lanchinho e chamar os amigos para se divertir?
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